Apresentao Nicargua Laila 11 A reunião entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/Universidade de Brasília (PPGCM/UnB), Departamento de Letras/UnB, a Assessoria de Assuntos internacionais/UnB, o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Ministério da Saúde da Nicarágua, a Universidade Nacional Autónoma de Nicarágua (Unan) e a Embaixada da Nicarágua no Brasil permitiu realizar um belo projeto de internacionalização do conhecimento médico com nossos vizinhos nicaraguenses.

Sob a coordenação da Profa Laila Salmen Espindola e da Profa Licia Maria Henrique da Mota, além de compartilhar experiências, a oportunidade contribuiu com a formação de médicos e outros profissionais de saúde na Nicarágua. Professores e discentes do PPGCM e outros profissionais de saúde da UnB e HUB colaboraram com a execução do curso de formação continuada em diferentes áreas da medicina, incluindo atendimento a pacientes com COVID-19, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, pediatria, psiquiatria e reumatologia.

A formação aconteceu entre os dias 01 de outubro e 16 de dezembro de 2020, e beneficiou cerca de 3000 médicos de 42 hospitais e centros de saúde pública da Nicarágua. As aulas foram transmitidas em tempo real com tradução consecutiva para o espanhol. Durante os três meses, às quartas e quintas-feiras, entre 12 e 14 h, duas aulas foram ministradas durante 22 semanas totalizando 45 apresentações.

Aprendemos com esse intercâmbio de experiências, a impressionante capacidade da Nicarágua em organizar de forma tão eficiente, profissionais de saúde de tantos hospitais e postos de saúde.

Este projeto permitiu ainda a integração entre os professores e os novos discentes do PPGCM.

Compartilhar ciência, educação e divulgação científica em um período de pandemia fortaleceu todos nós - Brasil e Nicarágua!!

Foto 1Nicaragua

Médicos e estudantes de Medicina participando das aulas transmitidas em tempo real com tradução simultânea

Foto 2Nicaragua

Postagens das aulas no Instagram do PPGCM @poscienciasmedicas